O Que Seu Chefe Não Te Conta

Vamos ir além do velho argumento da definição entre chefe e líder, ok? Para muitos o chefe é um enigma indecifrável, com o pezinho na maldade maquiavélica. Não vou negar que eles existam, porém, como proprietário, empreendedor, que coordena uma equipe, esse tipo de pensamento generalizado pode causar uma desordem e inadequada interpretação sobre as ações do chefe. Nem sempre será fácil comandar, às vezes pedirá uma atitude mais firme, porém não sem motivo. Em outras, cairá sobre o chefe alimentar o ânimo de seus funcionários, elevar a motivação e indicar o caminho que devem seguir. E agora, meu caro leitor, nos deparamos com a seguinte questão: O que motiva o chefe a não desanimar? Existe alguém que bata em seu ombro e lhe indique o caminho também?

Perceba que o que pretendo abordar não é o questionamento, por hora, sobre às ações de um bom chefe, mas como um bom chefe ainda se mantem bom por dias e dias e dias. Afinal, nem sempre acordamos dispostos, cantarolando, e com as palavras certas na ponta da língua para as dificuldades da empresa.

Veja, quando lidamos com pessoas, lidamos com universos diferentes, com suas especialidades e grandezas, assim como seus defeitos e vícios; ambos afetando direta e indiretamente o ambiente em que trabalha. E como seres humanos, tendemos a sempre declinar aos vícios ruins, e o mais recorrente é a perda de produtividade. Sua causa pode ser de diferentes motivos, insatisfação com o trabalho, problemas familiares, fatores psicológicos, entre outros. Ou seja, diferentes causas, diferentes tipos de soluções e abordagens, não é correto me valer da advertência feita para um funcionário preguiçoso a um outro que sofre de causas mais sérias e imprevistas. Cabe ao chefe se virar para perceber isso e ter jogo de cintura.

É frustrante não saber o que fazer para manter sua equipe sempre animada e proativa. Não há fórmula pronta. Por isso, buscamos conhecimento em todas as fontes possíveis. Vendo palestras, estudando projetos, nos inspirando nas pessoas que admiramos. Porém sempre sós. Sentimos a pressa das ações que precisamos tomar, das responsabilidades e das promessas que fazemos, das metas, das pessoas, da equipe, tudo ao mesmo tempo, sem pausa, sem respiro, pressa, pressa, pressa. De onde vem tanto ânimo, Sr. Chefe?! O chefe se torna uma fonte inesgotável de si para si. Não há volta ou outra alternativa. Com o tempo isso se aprimora. E cria-se isso sozinho, e nessa solidão ninguém vê. Assim abre espaço as especulações. E o chefe mau aparece.

Não é fácil manter um ritmo constante, sempre em alta, ou acertar em todas as ações. Mas um bom chefe estuda e aprende junto aos seus funcionários. E ambos devem enxergar o que pesa nos ombros um do outro. O seu chefe não te conta, mas ele também se cobra e batalha para vencer seus vícios dia após dia.

Making of

Solicite um contato

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Oi Tudo bem?

Obrigado por entrar em contato, como podemos te ajudar?